Reunião de Família: Ideias e Sugestões

Publicado por Sofia - 6 de nov. de 2014

reuniao_familia.jpgUma reunião de família é uma excelente oportunidade para alargar e aprofundar os seus conhecimentos genealógicos – mas é também uma ocasião única para conhecer melhor parentes afastados e estreitar laços familiares.

Confira algumas sugestões de atividades, lembranças e divertimentos que pode colocar em prática durante a reunião familiar.

E acima de tudo: Divirta-se em família!

Que tal um livro de receitas familiares? Contate antecipadamente os participantes na reunião e solicite o envio de receitas que herdaram de suas mães, tias, avós, etc. Organize as receitas e distribua-as aos convidados, em papel ou em suporte digital.

Descubra o brasão da sua família ou uma foto familiar antiga e imprima t-shirts alusivas ao encontro familiar, que os convidados poderão vestir durante o evento. 

Utilize o mesmo motivo para produzir uma lembrança do evento: canecas ou porta-chaves são objetos úteis no dia-a-dia que trarão recordações agradáveis de um evento especial, durante muitos anos.

Contate membros da família que tenham talentos ou aptidões especiais, e peça-lhes para participar ativamente na reunião. O Tio Alberto pode tocar algumas músicas no seu violão, a Prima Isabel pode organizar jogos infantis, o Sobrinho João, com talento para o desenho, pode executar alguns retratos ao vivo… Diga aos seus parentes que as suas capacidades são muito apreciadas e que seria um prazer contar com a sua ajuda durante o evento.

Considere a possibilidade de imprimir um pequeno programa do evento, para que os participantes não percam as atividades de que mais gostam.

Uma árvore genealógica impressa em grande formato permite a todos os membros da família conhecer o seu ‘lugar’ na história da família, e dará o mote para a reunião.

Um pequeno filme sobre a família, ou um slide-show, podem facilmente ser projetados num écran (verifique se o local escolhido para o evento dispõe do equipamento necessário). Pense em incluir uma entrevista ao membro mais idoso da família, partilhando recordações antigas e tradições familiares porventura já esquecidas.

Para os mais novos, jogos divertidos podem também ensinar factos sobre a família, e fomentar a interação e conversa com os mais velhos. Imprima um questionário com diversas perguntas: Quem nunca andou de avião? Quem é canhoto? Quem jogou beisebol na sua juventude? Quem já viajou de burro? O primeiro participante que completar corretamente o questionário através da recolha de informação junto dos mais velhos, ganha um prémio.

Recupere jogos antigos como o “Chefe comanda”, a “Estátua” ou o “Macaquinho do chinês”. Recorra às suas próprias recordações de infância, pergunte a parentes e amigos, ou confira na internet, como por exemplo aqui.

Organize uma exposição com artefactos e objetos antigos da sua família, fotos especiais, álbuns de memórias.

No final, não deixe de distribuir um pequeno livro com a história da família, que seguramente irá servir de recordação do evento – e de mote para a partilha de mais recordações e factos genealógicos!

Confira também o nosso post sobre como planear uma reunião de família, aqui.

1 comentário

Utilizador anónimo
17/05/2019

Achei muito bom as ideias e organização


Ver mais

Inicie sessão para deixar um comentário. Iniciar sessão / Registo