Curso de Genealogia no Arquivo Municipal de Vila do Conde

Publicado por Sofia - 25 de fev. de 2015

curso_vilaconde.jpgVai realizar-se no Arquivo Municipal de Vila do Conde – Centro de Memória , já a partir de 7 de março, o primeiro curso livre de genealogia, ministrado pelo formador Ricardo Bessa Teixeira, da Associação Portuguesa de Genealogia.

Esta ação cultural  consiste na promoção do estudo das famílias do concelho já que o tema tem atraído um enorme interesse e elevado número de participantes noutros locais onde esta atividade já decorreu. A forma como as pessoas se empenham e demonstram interesse na procura dos seus antepassados, a troca de experiências pessoais, conhecimentos, a utilização na Internet  dos motores de busca e trabalho, são fatores que concorrem para o elevado interesse e curiosidade que o tema desperta.

O curso de genealogia realizar-se-á em 5 sessões. O público alvo será professores, investigadores, estudantes e público em geral  que pretenda aprender a construir uma árvore genealógica.

O objetivo do curso consiste em ensinar a organizar uma pesquisa genealógica, nomeadamente a pesquisa de fontes, organização de registos, tratamento e recolha da informação. Este curso pretende dotar os formandos dos instrumentos necessários para que eles próprios possam desenvolver a pesquisa das suas raízes familiares através dos documentos de arquivo. A genealogia é o património mais universal da humanidade. Como explica, Ricardo Bessa, todos temos dois pais, quatro avós e oito bisavós – e por aí adiante, numa progressão geométrica que 20 gerações para trás nos coloca em contacto com um milhão de pessoas. A genealogia está relacionada com a história das populações e a história local e pode ajudar na compreensão de  relações entre famílias ou a mobilidade geográfica e social numa dada comunidade.

O curso tem a duração de 5 sessões (7, 14 e 21 de março; 11 e 18 de abril), aos sábados, entre as 10h30 e as 12h30 e decorrerá no Centro de Memória de Vila do Conde. Mais informações / inscrições através do telefone 252 617 506 ou pelo email [email protected]


original aqui


Inicie sessão para deixar um comentário. Iniciar sessão / Registo